terça-feira, 5 de maio de 2009

Cachorro Quente de Forno


Ingredientes:

100 gr. fermento fresco
5 c.( sopa ) açúcar
125 ml. óleo
250 ml. leite
1 c. (sopa ) sal
4 ovos
50 gr. margarina
1 kg. farinha de trigo ( aproximadamente )

Modo de Preparar:

Dissolver o fermento no açúcar, acrescentar, o óleo, o leite, os ovos e a margarina, misture bem e vá colocando a farinha de trigo aos poucos, até dar ponto de soltar das mãos, ( fica uma massa lisa e não gruda nas mãos ). Deixe descansar até dobrar de volume, divida a massa em 2 partes, abra em uma assadeira grande, coloque o recheio e cubra com a outra parte da massa.


Espalhe o recheio frio .

Recheio:

Afervente 500 gramas de salsichas. Escorra e corte em rodelinhas.
Refogar em 3 colheres de oleo; 1 pimentão verde e 1 vermelho em tirinhas, 2 cebolas em rodelas,
acrescentar 1/2 lata de molho de tomates, 2 colheres de catchup, 1 colher de mostarda, sal a gosto, acrescente a salsicha e certifique-se que o pimentão esteja bem macio.


Paella


INGREDIENTES:

1 pimentão amarelo
2 pimentões vermelhos
2 cebolas picadas

5 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de salsinha picada
1 xícara de chá de cogumelo paris
Suco de 2 limões
1 xícara de chá de fundo de alcachofra congelada
1/2 xícara de chá de ervilhas congelada
1 lata de tomate pelado

1 colher de sopa de molho de pimenta
250ml de azeite
1 1/2 xícara de chá de arroz
4 xícaras de chá de caldo de peixe

1 lingüiça calabresa
1 peito de frango
2 postas de cação
500g de lula limpa
300g de marisco sem conchas
400g de vôngole com conchas

150g de camarão médio
4 camarões grandes
Sal

Caldo de Peixe :

2 dentes de alho inteiros
1 colher de café de açafrão em pistil
o
Caldo do cozimento do vôngole
Cascas de camarão
Cabeça e espinha de peixe
2 colheres de chá de páprica doce

MODO DE PREPARAR:

Coloque 1 litro de água numa panela e leve ao fogo para ferver. Misture uma colher de sopa de sal. Lave bem os vôngoles e coloque na água fervente. Cozinhe em fogo alto até as conchinhas começarem a abrir. Retire, escorra e guarde o caldo pois
será a base do caldo de peixe. Retire a "carne" de metade dos vôngoles e jogue as conchinhas fora. Junte o restante com as conchas à carne. Coloque 2 litros de água numa panela e leve para ferver. Faça três cortes superficiais no sentido do comprimento, na casca de cada um dos pimentões. Coloque-os na água fervente por 30 minutos. Para retirar a pele, apenas puxe a partir das incisões para a pele sair facilmente. Para retirar as sementes dos pimentões, corte na metade, no sentido do comprimento e retire com as mãos. Corte todos os pimentões em tirinhas de 1 cm, no mesmo sentido do comprimento. Mas não misture pois cada um terá um uso diferente. Junte as tirinhas de 1 pimentão vermelho com o tomate pelado e pique tudo. Junte a cebola, o alho e a salsinha. Reserve. Corte os cogumelos e os fundos de alcachofra, grosseiramente, em pedaços médios. Lave bem os camarões. Tire a casca apenas dos camarões médios e guarde-as para o preparo do caldo. Coloque todos os camarões lavados num recipiente. Lave bem as lulas e os mariscos. Corte a lula em anéis e coloque os dois num outro recipiente. Corte o cação, o peito de frango e a lingüiça em cubinhos e coloque numa tigelinha. Aliás coloque cada ingrediente numa tigelinha separada para facilitar no momento de cozinhar a paella. Leve a panela de paella ao fogo médio para esquentar. Quando estiver quente, coloque a lingüiça e deixe dourar. Não é preciso colocar azeite pois a lingüiça solta gordura suficiente. Quando a lingüiça dourar, acrescente o frango e 2 colheres de sopa de azeite. Mexa um pouco com uma colher de pau. Quando o frango ficar branquinho, junte o molho de pimenta e deixe cozinhar mais 1 minuto. Retire o frango e a lingüiça com uma escumadeira para que a gordura do cozimento continue na panela. Refogue o peixe nessa gordura restante por 2 minutos. Coloque mais 2 colheres de sopa de azeite e junte a mistura de tomate, pimentão e cebola. Refogue por 5 minutos e tempere com sal. Junte os cogumelos e os fundos de alcachofra ao refogado. Depois, inclua a lingüiça e o frango. Tempere com mais um pouco de sal e limão. Acrescente por fim, os frutos do mar, e o restante do azeite. Misture bem. Cubra tudo com o arroz sem lavar, misture novamente e aumente o fogo. Coloque a metade do caldo de peixe. Quando for absorvido, abaixe o fogo. Junte, então, o restante do caldo girando sempre a panela para um cozimento por igual. Após 20 minutos, acrescente a ervilha e as tirinhas de pimentão que estão reservadas, alternando suas cores. Coloque os 4 camarões grandes decorando a paella. Cozinhe por mais 15 minutos, desligue o fogo e cubra a panela com um pano de prato limpo. Mantenha coberto por mais 20 minutos e sirva imediatamente.


Paella a Marinheira



INGREDIENTES

- 2 xícaras ( de chá ) de arroz para paella
- 5 dentes de alho picados
- 1 cebola média picada
- 100 g de vôngoles
- 100 g de lulas cortadas em anéis
- 100 g de camarões descascados e limpos
- 100 g de camarões inteiros e com casca para decorar
- 100 g de robalo limpo e em pedaços
- 100 g de mariscos limpos
- 100 g de vagem cozida e cortada ao meio
- 1 pimentão vermelho, sem pele e cortado em tiras para decorar
- 2 limões cortados em quatro, com casca para decorar
- ½ colher ( de chá ) de açafrão
- sal a gosto

MODO DE PREPARAR:

Frite a cebola e o alho em azeite aquecido. Quando dourar, junte os frutos do mar. Deixe fritar por 10 minutos e junte o arroz e a vagem. Cubra com água. Acrescente o açafrão. Tempere com sal. Deixe no fogo até que o arroz fique bem cozido, mas sem secar totalmente. Decore com os camarões com casca, que foram cozidos à parte, as tiras de pimentão e os limões.

RENDIMENTO

Individual.

Lagosta a Termidor


Ingredientes:

1 lagosta com cerca de 1,6 kg
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 cebola ralada bem fina
1/2 litro de creme de leite
noz-moscada
1 gema
1 colher (sopa) de mostarda
50 g de queijo suíço ralado grosso
sal a gosto

Modo de Preparar:

Em uma panela com água fervente, cozinhe a lagosta inteira. Para cozinhá-la, atravesse-a com palitos de bambu a fim de mantê-la aberta. Retire e deixe esfriar. Corte a lagosta ao meio no sentido longitudinal, retire a carne e reserve as cascas. Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola. Adicione o creme de leite e deixe reduzir. Junte a noz-moscada, acerte o sal e retire do fogo. Acrescente a gema, mexa energicamente e volte ao fogo. Junte a mostarda, a lagosta e deixe cozinhar por 10 minutos. Coloque a lagosta nas cascas, regue com o molho, polvilhe o queijo e leve ao forno para gratinar. Sirva a seguir.

Estrogonofe de Camarão


Ingredientes:

-1 kg de camarões limpos sem cabeça e sem casquinhas
-1 cebola média picada
-2 colheres (sopa) de manteiga
-1 colher (sopa) de mostarda
-2 colheres (sopa) de catchup
-1 copo (do tipo requeijão) de molho de tomate
-1 xícara (chá) de cogumelos
-1/2 xícara (chá) de conhaque
-1 lata de creme de leite sem soro
-suco de um limão
-sal a gosto

Modo de Preparar:


Tempere os camarões com sal e limão. Reserve. Numa panela doure a cebola na manteiga. Junte os camarões e deixe fritar um pouco. Coloque o conhaque, a mostarda, o catchup, o molho de tomate e os cogumelos. Deixe cozinhar alguns minutos até que os camarões estejam macios. Junte o creme de leite e aqueça sem deixar ferver.

Dica:


Para que seja mais fácil de tirar o soro do creme de leite, deixe por 15 minutos na geladeira

Espaguete com Frutos do Mar


Ingredientes:

500 g de espaguetes
*
300 g de camarões
*
300 g de lulas
*
100 g de mariscos sem concha
*
300 g de vongoles com concha
*
6 colheres de sopa de azeite de oliva
*
3 dentes de alho
*
2 colheres de sopa de cebola picada
*
1 colhe de sopa de manjericão
*
400 g de tomate sem pele
*
pimentão dedo de moça a gosto
*
sal e pimenta do reino



Modo de Preparar:

1. Limpe os camarões e as lulas. Corte as lulas em anéis e os camarões em pedaços de 2 cm, reservando 4 inteiros para a decoração.
2. Coloque água para ferver e salgue levemente. Em uma panela, coloque metade do azeite de oliva e a cebola picada.
3. Refogue até que a cebola esteja bem macia e acrescente os tomates, cozinhe até dar ponto ao molho e tempere com sal e pimenta-do-reino acrescentando também as folhas de manjericão. Reserve.
4. Coloque a massa para cozinhar. Aqueça o azeite de oliva restante em uma frigideira, coloque um pedaço de 1 cm de pimenta dedo-de-moça e acrescente pela ordem, camarões refogando-os por 1 minuto.
5. Acrescente o alho picado, refogue e coloque as lulas, os mariscos e os vongoles, refogue por cerca de 3 minutos.
6. Salpique com a salsinha e tempere com sal e pimenta-do-reino.
7. Escorra a massa e misture bem ao molho de tomates, coloque em uma travessa e regue com o refogado de frutos do mar. Misture levemente.

Conserva de Sardinha


Ingredientes:

1 colher (chá) de sal
4 ramos de alecrim
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino em grãos
1 kg de sardinha
4 pimentas dedo-de-moça
2 e 1/2 xícaras (chá) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino branca moída grosseiramente

Modo de Preparar:

Lave as sardinhas, elimine as escamas e corte-as no sentido do comprimento, retirando a espinha. Lave novamente e seque-as com toalha de papel. Coloque as sardinhas em um cesto de aço inoxidável e tempere-as com o sal. Cubra o cesto com filme plástico e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, encaixe o cesto em uma panela com 2 litros de água fervente. Acrescente o alecrim e a pimenta dedo-de-moça, tampe a panela e leve ao fogo por 15 minutos, ou até as sardinhas ficarem levemente cozidas. Retire do fogo e deixe esfriar por 15 minutos. Com uma escumadeira, disponha delicadamente as sardinhas, a pimenta dedo-de-moça, a pimenta-do-reino e ramos de alecrim em um vidro esterelizado com tampa. Cubra as sardinhas com o azeite de oliva e tampe o vidro. Guarde na geladeira por até duas semanas.

Camarão Quatro Queijos


INGREDIENTES:

-2 pães sírios cortados ao meio
-50g camarão médio sem casca
-1 cebola em fatias
-1 tomate em fatias
-150g mussarela
-150g provolone
-50g gorgonzola
-50g parmesão
-2 colheres azeita oliva extra virgem
-1 pitada noz mosca
-1 colher chá de sal
-1 pitada de orégano

MODO DE PREPARAR:

Frite o camarão no azeite e junto coloque as cebolas para refogar. Logo após, refogue o tomate e, por final, os temperos. Salpique os queijos na frigideira e mantenha alguns minutos em fogo baixo. Sirva num prato fundo com o pão sírio na borda. Coloque o camarão no centro e leve ao forno para gratinar.