segunda-feira, 27 de abril de 2009

Pão de Minuto



Ingredientes:

1 xícara (chá) de maisena
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
meia colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher e meia (sopa) de fermento em pó
100g de margarina
1 xícara (chá) de leite

Para pincelar:

1 gema desfeita num pouco de óleo.
Para untar: manteiga ou margarina, trigo para polvilhar.

Modo de Preparar:

1-Pré aqueça o forno em temperatura média (180°C).
2-Unte e enfarinhe 2 assadeiras grandes. Reserve.
3-Em uma tigela, coloque a maisena, o trigo, o sal, o açúcar, o fermento e misture.
4-Junte a margarina, o leite e amasse até obter uma massa lisa e homogênea.
5-Sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa com o rolo, na espessura de 1 cm. Corte com a boca de um copo ou com um cortador de biscoitos (7 cm de diâmetro).
6-Coloque os pães nas assadeiras reservadas, pincele-os com a gema e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Sirva em seguida.

Strudel Folhado de Maçã


Ingredientes:

450g de massa folheada congelada
50g de amêndoas picadas e torradas
1 kg de maçãs vermelhas
50g de passas brancas sem sementes
3 colheres (sopa) de suco de limão
60g de açúcar
farinha de trigo para polvilhar
1 ovo
1 colher (sopa) de leite condensado
canela em pó
açúcar de confeiteiro
papel manteiga

Modo de Preparar:

Deixe a massa descongelar na geladeira e, ainda gelada, abra-a sobre uma superfície polvilhada com trigo. Descasque e retire as sementes das maçãs e corte-as em fatias. Misture nas maçãs o suco de limão, o açúcar, a canela, as amêndoas (ou nozes) picadas, e as passas. Coloque a mistura de maçã na parte central da massa (deixe um espaço de 3 cm. ao redor sem recheio) e dobre as laterais da massa para cima e cole-as pincelando com a clara do ovo. Feche da mesma forma as pontas da massa. Coloque para assar em assadeira forrada com papel manteiga, com a parte fechada para baixo. Asse em forno aquecido em 200 graus por 30 minutos. Retire do forno e pincele com a gema misturada com e leite condensado. Retorne para assar por mais 15 minutos. Ao retirar do forno deixe descansar por 10 minutos e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Dica:

pode ser servido quente ou frio , como sobremesa ou num lanche. Acompanhe com uma porção de creme chantilly. Se servir quente ficará delicioso se servido acompanhado de sorvete de creme e de uma boa porção de chantilly.

Porção: 10 fatias.

Bacalhau Orvieto


Ingredientes:

500g de batatas cozidas
500g de bacalhau dessalgado e em lascas
1 cebola média picada
4 tomates sem pele e sem sementes picados
1 pimentão vermelho picado
Azeitonas pretas e cheiro verde
Azeite
Sal a gosto

Modo de fazer:

Colocar o bacalhau numa panela com água fria e levar ao fogo moderado, retirar quando a água começar a ferver.

Cozinhar as batatas na água em que cozinhou o bacalhau até ficarem macias.
Cobrir o fundo de uma panela com azeite e dourar a cebola, adicionar o pimentão, refogar mais um pouco e acrescentar os tomates picados , deixar apurar, adicionar no final as azeitonas picadas grosseiramente e o cheiro verde, ajustar o sal. Cuidado com o sal, experimentar sempre antes, pois o bacalhau às vezes ainda está com sal.

Algumas Ervase Temperos Utilizados na Culinária

Ervas:

Manjericão: fresco ou seco, o sabor adocicado é essencial nos pratos italianos.

Louro: proporciona um sabor mais forte a ensopados e pratos com carne. Remova as folhas antes de servir.

Cebolinha: tem um sabor delicado e é normalmente usada como guarnição.


Dill (endro ou aneto): membro da família da salsa, é composto por folhas secas e frágeis. Seu distinto sabor pode ser destaque em qualquer prato, mas deve ser usado com moderação.


Manjerona: com um sabor próximo ao orégano, a manjerona é normalmente usada em peixes, carnes e aves, além de molhos de tomate.


Hortelã: comercializada tanto fresca como seca, é usada em saladas e também em chás.


Orégano: o forte sabor pode facilmente marcar pratos leves. Perfeito na maioria dos pratos italianos.


Salsa: ao comprá-la fresca, procure por maços bem verdes com bom aroma. Para armazená-la, lave bem e escorra o excesso de água. Envolva a salsa em papel toalha antes de colocá-la num saco plástico. Guarde na geladeira até utilizar na preparação de pratos. É normalmente usada como guarnição.


Alecrim: embora não combine com outras ervas, seu sabor peculiar é uma boa escolha para carnes e aves ou para pratos grelhados.


Sálvia: o sabor da sálvia fresca é mais forte que a sálvia seca, entretanto combina com carnes de animais silvestres, aves e recheios.


Estragão: é muito usado em aves, peixes e saladas, bem como em vários molhos. Estragão seco perde o sabor acentuado da folha fresca.


Tomilho: bastante utilizado para adicionar sabor às saladas, carnes, aves peixes, sopas e molhos cremosos. Também popularmente conhecido como 'timo'.


Temperos:

Pimenta da Jamaica: recebe esse nome porque é semelhante ao sabor da canela, noz-moscada e cravo-da-índia juntas.

Alcaparra: do tamanho da ervilha, é o broto da flor do arbusto da família da Caparidácea. Encontrada principalmente na América Central e no Mediterrâneo, ela dá um gosto acentuado a molhos, patês e aperitivos.


Pimenta de Caiena: essa pimenta vermelha precisa ser usada com moderação para não alterar o sabor do prato. Essencial na culinária latino-americana e meridional.


Chili em pó: como o curry, ele é uma mistura de especiarias picantes e chili.


Canela: enquanto a casca seca é usada principalmente em sobremesas, a canela em pau pode ser utilizada para dar sabor à cidra e outras bebidas quentes.


Cravo-da-Índia: esta especiaria adocicada é comercializada integralmente e é utilizada em carnes assadas e sobremesas.


Cominho: é utilizado em vários pratos latino-americanos e meridionais devido ao seu sabor acentuado. Deve ser usado com moderação.

Curry em pó: é formado pela mistura de várias especiarias como cúrcuma, cardamono, cominho, pimenta, cravo-da índia, canela, noz-moscada e, às vezes, gengibre. O chili esquenta o paladar e o alho seco oferece densidade de sabor. A mistura do curry varia dependendo do uso.


Gengibre: com aspecto retorcido, ele proporciona um aroma e um sabor diferente aos pratos. É muito usado em pratos orientais.


Noz-moscada: com uma fragrância acentuada e um sabor marcante e ligeiramente adocicado, ela é usada em alimentos assados, doces, sobremesas, carnes, molhos, saladas e gemadas.


Páprica: dá um toque especial sem apimentar muito pratos como salada de batatas e frutos do mar.


Açafrão: essa especiaria perfumada é usada, na maioria das vezes, em sopas e risotos.


Cúrcuma: assim como o gengibre, é um ingrediente essencial do curry em pó e já foi conhecida como açafrão da Índia. Deve ser usada com moderação: uma pitada já é o suficiente.

Tortilla de Patata(Torta de Batata Espanhola)


Ingredientes:

1Kg de Batatas

2 cebolas médias

6 ovos frescos

Azeite de oliva

Sal

Modo de Preparar:

Quebre os ovos numa vasilha e bata-os com um garfo e uma pitada de sal

Corte as duas cebolas em cubinhos. Refogue-as sobre fogo médio em 4 ou 5 colheres de azeite e uma pitada de sal. A cebola deve ficar macia e transparente. Deixe resfriar, misture com os ovos batidos e deixe de lado.

Pele as batatas e corte-as em fatias finas de 2 a 3 mm de espessura. Numa frigideira faça fritar as batatas em bastante azeite até ficarem macias. Coloque-as num coador para drenar bem o azeite. (Esse azeite poderá ser usado posteriormente) Misture-as com os ovos batidos e as cebolas e corrija o ponto de sal.

Numa frigideira de 20cm, com antiaderente, coloque umas 2 colheres de azeite de oliva. Quando bem quente, despeje a mistura de ovos, cebola e batatas. Quando a parte de baixo estiver cozida, dê a volta a tortilla. Para isto coloque um prato em cima da frigideira e vire para que a tortilla fique no prato. Depois com cuidado despeje-a na frigideira para cozinhar o outro lado. Com um garfo "empurre" as bordas para dentro de modo a ficar redondinha e gordinha.

Quando cozida, ela deve ficar macia e úmida, despeje-a num prato e deixe-a descansar. A Tortilla é melhor morna que quente!

Macarão feito na Panela de Pressão



INGREDIENTES:

2 CALDOS DE CARNE
1 LATA DE MOLHO DE TOMATE (EXTRATO)
4 LATAS DE AGUA
1 LATA DE MILHO
1 LATA DE ERVILHA
300 GRAMAS DE PRESUNTO RALADO
300 GRAMAS DE MUSSARELA ( VC PODE USAR FRANGO DESFIADO OU SALSICHA)
1 LATA DE CREME DE LEITE
500 GRAMAS DE MACARRÃO PARAFUSO OU PENNE

MODO DE PREPARAR:

NA PANELA DE PRESSÃO COLOQUE: O EXTRATO DE TOMATE, A AGUA, O MILHO, A ERVILHA, O CREME DE LEITE, O PRESUNTO, O CALDO DE CARNE E O MACARRÃO. FECHE A PANELA E DEIXE EM FOGO ALTO, QUANDO COMEÇAR A CHIAR, ABAIXE O FOGO E CONTE 10 MINUTOS(NÃO EXCEDA ESTE TEMPO), DESLIGUE O FOGO E ESPERE ACABAR A PRESSÃO(DEIXE DE BAIXO DA AGUA), COLOQUE EM UM REFRATÁRIO, INTERCALE COM A MUSSARELA, FECHE COM PAPEL ALUMINIO E LEVE AO FORNO, SÓ PRA DERRETER O QUEIJO.

Fondue de Frutos do Mar


Ingredientes:
  • 500 g de camarão sem cabeça e descascado (nós deixamos as cabeças, mas para a próxima retiramos)
  • 250 g de cubos de tamboril limpo
  • 200 g de miolo de mexilhão
  • 250 g lulas cortadas em argolas
  • Sal
  • pimenta
  • 1 limão
Para o Polme:
  • 150 g de farinha
  • 2 ovos
  • 0,5 dl de cerveja
  • salsa picada
  • 1 l de óleo
Preparação:

Tempere os camarões e restante peixe com sal, pimenta e sumo de limão. Enfie-os em seguida, alternadamente, em vários espetos de madeira ou disponha-os em taças individuais.

Deite a farinha numa tigela, tempere com uma pitada de sal e de pimenta, junte os ovos e a cerveja e bata com uma vara de arames até obter um polme liso.

Perfume com salsa picada, misture bem e deixe repousar enquanto aquece o óleo Vaqueiro no recipiente do fondue, mas sobre o lume.

Leve o fondue à mesa. Mergulhe as espetadas no polme preparado e depois no óleo quente, deixando fritar até estarem douradas. Em alternativa, vá espetando os garfos do fondue nos ingredientes e passe-os pelo polme antes de os introduzir no óleo quente.

Acompanhamos com molhos e com fruta fresca.

Chutney de Ananás e Maçã

Ingredientes:

  • 300 g de ananás fresco
  • 1 maçã reineta
  • 1 dl de vinagre de maçã
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 dente de alho pequeno picado
  • 100 g de mel (usei açúcar mascavado)
  • 3 cravinhos
  • Pimenta moída no momento q.b.

Preparação:

Cortar o ananás em cubinhos, cortar a maçã em fatias muito finas e misturar, adicionar os restantes ingredientes e levar ao micro-ondas durante 10 minutos mexendo a cada 2 minutos.

Nota: A receita original levava uma colher de sopa de gengibre ralado, que eu não adicionei porque não tinha, mas que decerto lhe daria um óptimo sabor. Este chutney é adequado a pratos de peixe e de aves e ficou aprovado.