sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Batata Suíça Recheada


Ingredientes:

350 gramas de batata Bintje ou Asterix (cozida e ralada conforme instrução acima)

200 gramas de mignon.

50 gramas de champignons pequenos.

1 concha de molho madeira.

6 fatias de queijo Cheddar

Quanto Baste de Sal e pimenta.

(aprox) 80 ml de óleo de girassol, milho ou canola.

Modo de Preparar:

A) Corte o mignon em iscas, tempere com sal e pimenta e salteie numa frigideira com pouco óleo. Agregue os champignons o molho madeira deixe reduzir até que as iscas fiquem cobertas com o molho. Reserve.

B) Numa frigideira antiaderente faça uma “cama” com metade da batata já ralada (como à direita na foto abaixo).

C) Coloque no centro 3 fatias de cheddar, por cima o recheio de mignon (frigideira esquerda na foto acima) e cubra com as outras 3 fatias do cheddar.D) Cubra com a outra metade da batata ralada e arrume as bordas com uma espátula.

E) Leve ao fogo e coloque o óleo beirando toda a batata na frigideira.

F) Deixe fritar por 5 a 6 minutos e vire para fritar do outro lado (vire quantas vezes for preciso até chegar no ponto que goste). Para virar use a dica no vídeo abaixo ou se não quiser arriscar (no começo) coloque uma frigideira do mesmo tamanho por cima da que esta a batata e vire. Não esqueça de esgotar o óleo quente em uma panelinha ou outra frigideira de apoio. Segure a batata com uma espátula e vire pra que saia todo o óleo quente. Ele será reaproveitado no outro lado da batata.


Substitua o “Mignon com Cheddar” por:

* Queijo e presunto *Peito de frango desfiado com Brie *Salmão defumado ou o meu predileto *Camarão salteado com catupiry e endro. Use sua criatividade pra novos recheios.

Obs:A receita a seguir é pra 1 batata grande (feita na frigideira de 24 cm) e serve 2 pessoas.

Pré-cozinhe INTEIRA e COM A CASCA, verifique o ponto enfiando uma faca com ponta na batata, ele deve estar dura mas quando erguida deve deslizar suavemente da faca, se não estiver no ponto ele vai ficar presa na faca, se passar … bem ai você vai ter que servir purê no lugar da batata suíça, então fique de olho sempre.

Deixe esfriar antes de descascar e ralar. Quando fria use o ralo grosso do ralador.



Nenhum comentário: