segunda-feira, 4 de maio de 2009

Bolo Tiramisu


Ingredientes:

Para a massa:

- 3 ovos
- 240 g de açúcar
- 1 colher (sopa) de óleo
- ½ xícara de água fervente
- 260 g de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Para a calda:
- 2 colheres (sopa) de café solúvel (5 g)
- 3 colheres de açucar
- 3 colheres (sopa) de conhaque
- 1 xícara de água fervente

Para o creme:

- 500 g de cobertura de chocolate branco garoto picada
- 1 caixinha de creme de leite fresco (500 ml)
- 2 colheres (sopa) de conhaque
- 3 embalagens de cream-cheese light em temperatura ambiente (450 g)
- 1 chantilly batido

Para a decoração:

- 50 g de cobertura para derreter meio amargo picada
- 100 g de cobertura de chocolate branco
- 1 colher (sopa) de cacau em pó garoto

Modo de Preparar:

1 - Prepare a massa:

bata os ovos com o açúcar na batedeira por 10 minutos em velocidade máxima, até dobrarem de volume. Enquanto isso, ferva 1/2 de xícara (chá) de água com o óleo e junte aos ovos, alternando com a farinha de trigo. Por último, misture o fermento em pó. Coloque a massa em uma assadeira redonda de aro removível (24 cm de diâmetro), untada e forrada com papel-manteiga também untado e enfarinhado. Leve ao forno médio (180ºc), preaquecido, por cerca de 45 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo. Deixe amornar e desenforme.

2 - Prepare a calda:

ferva a água, retire do fogo, acrescente o café solúvel, o açúcar e o conhaque, misture bem e deixe esfriar.

3 - Prepare o creme:

derreta o chocolate com 1 caixinha de creme de leite em banho-maria ou microondas, potência média, por 2 minutos e 45 segundos. Retire do microondas, acrescente o conhaque, o cream-cheese ligeiramente batido com um garfo e misture bem até obter um creme homogêneo. Bata o chantilly e misture-o ao creme de chocolate branco e queijo.

4 - Montagem:

corte o bolo em 3 aros. Coloque a base do bolo de volta à forma, regue com a calda e espalhe 1/3 do creme. Repita o processo alternando bolo e calda finalizando com o creme. Alise a superfície do bolo com uma espátula e leve-o à geladeira por 3 horas ou até que o creme fique firme.

5 - Decoração:

derreta a cobertura de chocolate branco no microondas, em potência média, por cerca de 2 minutos. Preencha um molde em formato de grãos de café pequenos ou de carinhas (tipo camafeu) com a cobertura, dando leves batidinhas para eliminar bolhas de ar. Leve-o à geladeira até que o chocolate seque completamente. Vire o molde deixando-o sobre a grade da geladeira até ficar opaco e desenforme. Esses moldes serão aplicados sobre o bolo.

6 - Prepare a decoração dos lados do bolo:

corte um pedaço de papel manteiga de 10 cm x 80 cm. Coloque-o sobre a mesa e em cima dele faça arabescos utilizando o chocolate meio amargo, com um saquinho de papel tipo cone com furo bem pequeno. Depois com chocolate branco derretido, preencha todo o papel (utilizando um pincel culinário) por cima do chocolate meio amargo que já deve estar endurecido. Espere secar um pouco e corte o chocolate em placas, da largura que você quiser (eu cortei de 3,5 em 3,5 cms). Aplique em toda a volta do bolo conforme a foto acima.

6 - Finalização:

desenforme o bolo sobre o prato em que for servir. Em sua superfície, faça riscos paralelos com uma faca, com a mesma distância entre si, marcando o creme. Repita os riscos perpendicularmente aos primeiros para obter cruzamentos entre eles. Polvilhe o cacau em pó e decore com os chocolates moldados e as placas de chocolate.

Nenhum comentário: